O bacon é um dos alimentos que a cardiologista recomenda evitar a todo custo no café da manhã. A médica explica que o alimento tem alto teor de sal e outros aditivos, o que o torna um risco significativo para a saúde. Além disso, é uma carne vermelha processada, que não só aumenta o risco de câncer, mas também de doenças cardíacas. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA ) mostrou a relação direta entre o consumo de carnes processadas e um risco aumentado de mortalidade por doenças cardiovasculares.
Para Cheng, o bacon é bom, desde que seja consumido ocasionalmente. Esses alimentos processados contêm nitratos e nitritos, compostos que demonstraram ter efeitos cancerígenos e podem provocar o entupimento das artérias. A combinação de sal, gordura e conservantes faz do bacon um alimento altamente prejudicial à saúde cardiovascular, levando ao aumento da pressão arterial e o risco de ataque cardíaco e derrame.
Aqui no Brasil, o bacon não costuma ser um alimento típico do café da manhã. Porém, nós temos o costume de comer outros processados no desjejum, como presunto, mortadela, peito de peru, entre outros. Esses produtos também devem ser evitados ao máximo.
Doces
Doces e outros produtos como muffins, donuts e croissants são alimentos que a cardiologista também indica evitar devido ao seu alto teor de gordura, açúcar e carboidratos refinados. Esses alimentos não são apenas altamente calóricos, mas também carecem de valor nutricional, o que os torna uma má escolha para um café da manhã saudável.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo regular de alimentos ricos em açúcares e gorduras está associado a um risco aumentado de obesidade e doenças metabólicas. Além disso, esses produtos podem causar picos de glicose no sangue, seguidos de quedas abruptas, provocando aumento do apetite. Portanto, o consumo desses alimentos pode contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina e síndrome metabólica, condições que aumentam o risco de doenças cardíacas.
Panquecas
As panquecas são preparos tradicionais do café da manhã nos Estados Unidos, mas esse costume também se espalhou por aqui. Porém, Cheng recomenda não consumi-las em excesso ou optar por versões integrais. A receita tradicional, feita com farinha refinada e cobertas com mel ou geleia causam picos de glicose no sangue e não fornecem nutrientes essenciais para um café da manhã balanceado.
O prato também é rico em carboidratos refinados que são rapidamente digeridos e absorvidos, causando rápidos aumentos nos níveis de açúcar no sangue. Esta reação contribui para o acúmulo de gordura abdominal e o desenvolvimento de resistência à insulina.
Por isso, se você gosta de panquecas, procure preparar a massa usando ingredientes como aveia, nozes e frutas frescas pode aumentar o teor de fibras e antioxidantes, tornando-os uma opção de café da manhã muito mais saudável.
O que comer para um café da manhã saudável?
Para um café da manhã saudável, o ideal é apostar em alimentos ricos em proteínas e fibras. Frutas, como : banana, maçã, mamão, aveia, iogurte natural, ovos, vitaminas, sucos naturais e smoothie são ótimas escolhas. Se você não resiste a um pãozinho, dê preferência à versão integral. O mesmo vale para biscoitos, torradas e bolos.
Um café da manhã equilibrado fornece os nutrientes necessários para começar o dia com mais energia e disposição, além de auxiliar na regulação do apetite e na manutenção de níveis estáveis de glicemia.
Fonte: https://www.tudogostoso.com.br/noticias/sou-cardiologista-e-esses-sao-os-unicos-tres-alimentos-que-nunca-como-eles-sao-consumidos-todos-os-dias-por-muitas-pessoas-a14179.htm